Cooperadores Microrregionais

O Fortalecimento do Sistema Hierárquico: Controle e Supressão Espiritual

Outro movimento estratégico e profundamente problemático realizado por Dong Yu Lan e seus cooperadores nesse mesmo período foi o reforço sistemático e a solidificação da hierarquia institucional. Através da concessão de títulos de "Cooperador Microrregional" e "Cooperador Regional de Dong Yu Lan" a presbíteros de cidades estratégicas, consolidou-se uma rede de controle e supervisão piramidal sobre grupos de 5 a 8 cidades em todas as regiões da obra.

A nomeação de líderes por autoridade superior resultou na anulação da autonomia das igrejas, na imposição de diretivas humanas, na pressão sobre presbíteros e na erosão da comunhão. O foco tornou-se a obediência à hierarquia e aos projetos do “ministério central”.

Um exemplo particularmente representativo do fortalecimento desse modelo de centralização e controle imposto pelo ministério de Dong Yu Lan foi o que ocorreu em uma igreja local no interior de Minas Gerais. Ali, um presbítero experiente e respeitado começou a demonstrar reservas quanto a certas falas, práticas e diretrizes do ministério de Dong Yu Lan. Seu discernimento e preocupação foram vistos como ameaça. Quando os cooperadores microrregionais foram instituídos e passaram a exercer supervisão direta sobre pequenas regiões, dois deles — oriundos de uma cidade vizinha e recém-nomeados — foram enviados com a missão de confrontar e destituir esse presbítero. Sob ordens diretas do governo ministerial e com aval do cooperador regional, não apenas o removeram de sua função, mas o isolaram da comunhão da igreja local, transferindo a liderança para irmãos mais jovens, ainda inexperientes, mas plenamente alinhados e subservientes ao ministério central de Dong Yu Lan.

Esse caso ilustra como, naquele período, o zelo pela unidade institucional e pela submissão ao ― governo espiritual suplantou os princípios da comunhão, cuidado mútuo e discernimento local, evidenciando o quão profundamente a lógica da hierarquia e do autoritarismo já havia se infiltrado na prática das igrejas.

A nomeação de cooperadores microrregionais para controle e destituição de presbíteros viola os princípios neotestamentários, instaurando um modelo romano.

O ensinamento do ministério neotestamentário enfatiza que a autoridade espiritual não se baseia em posição, mas na vida divina e na comunhão do Corpo. A institucionalização desfigura o caráter orgânico da obra. O ministério de Dong Yu Lan, ao depender de sistemas administrativos e centralização, gerou profundos questionamentos sobre a natureza espiritual de sua obra.

Segundo o ministério do Novo Testamento:

É preciso reconhecer que muitos cooperadores microrregionais foram instituídos por utilidade ao projeto de poder, “comprados” com títulos para garantir adesão, executando decisões que dividiam igrejas e silenciavam resistências. Esse tipo de manipulação fere o Corpo de Cristo.

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