Por que a Carta de Comunhão e Advertência de 2009 foi escrita?
O que precedeu à carta de 2009? Quais foram as raízes que motivaram os cooperadores da restauração do Senhor a encaminharem essa advertência às igrejas?
Além do que já foi abordado na seção anterior ("Quem foi Dong Yu Lan"), nesta página apresentamos um panorama dos desvios doutrinários, atitudes sectárias e ações divisivas que, ao longo de anos, tornaram necessária a publicação da carta que marcou um ponto decisivo na restauração do Senhor, principalmente no continente sul-americano.
O Pano de Fundo
Dong Yu Lan foi um líder influente que, ao longo de décadas, desenvolveu de forma sutil uma obra paralela, quase imperceptível no início. Com o tempo, porém, essa obra revelou-se marcada por desvios doutrinários, controle institucional e ações que resultaram em sérias divisões nas igrejas locais.
Até então, muitos desvios de Dong Yu Lan haviam sido tratados localmente, com tentativas de comunhão, exortações e até tolerância pastoral em algumas regiões. No entanto, quando sua obra começou a se expandir de forma agressiva para outros países e continentes — sem comunhão com as igrejas locais, sem transparência, e com práticas divisivas — o dano deixou de ser apenas regional e passou a representar um sério risco ao testemunho universal do Corpo de Cristo.
Essa ameaça ao aspecto universal do Corpo de Cristo tornou urgente uma resposta clara e pública, em defesa da unidade, da verdade e da saúde das igrejas em todas as nações.
Em resumo, os principais fatores que levaram à necessidade da Carta de Comunhão e Advertência de 2009 foram:
- Desvios doutrinários graves
Rejeição à ministérios que ele considerava como judiciais e legalistas como o ministério de Paulo, ou o ministério dos irmãos Nee e Lee.
Declarações heréticas sobre os evangelhos, o Espírito e o corpo de Cristo.
- Formação de uma obra paralela
Publicações próprias, centros de treinamento paralelos ao que já estava sendo praticado pelo Corpo e colportagem.
Rejeição à comunhão e isolamento organizacional.
- Atuação internacional sem comunhão
Casos documentados de divisão em mais de 10 países (México, Espanha, Canadá, África do Sul, etc.).
- Criação de mesas do Senhor paralelas
Estabelecimento de reuniões rivais em localidades com igrejas existentes.
- Reações e apelos ignorados
Diversas cartas e visitas feitas entre 1997 e 2008 para tentar corrigir o curso da obra de Dong.
Ignoradas ou respondidas com ameaças espirituais e mentiras.
Com base em alguns documentos, cartas, testemunhos e exposições publicadas por cooperadores em diversas regiões do mundo entre 2005 e 2009 e presentes no site Uma Testemunha Fiel, apresentamos a seguir uma síntese clara e objetiva das principais ações e desvios atribuídos a Dong Yu Lan e seus cooperadores.
Essa compilação, apresentada em tópicos, mostra de forma concreta os motivos que levaram à redação e publicação da Carta de Comunhão e Advertência.
Todos os documentos citados a seguir podem e devem ser lidos na íntegra no site Uma Testemunha Fiel.
Desvios da Verdade nos Ensinamentos de Dong Yu Lan
Fonte: https://afaithfulwitness.org/portuguese/Deviations%20in%20teaching.pdf
Ao longo dos anos, Dong Yu Lan e seus principais colaboradores desenvolveram e divulgaram uma série de ensinos que se desviaram gravemente das Escrituras e da fé comum dos apóstolos. Com base em registros de mensagens, datas e locais, esta lista apresenta os principais pontos doutrinários problemáticos identificados entre 2004 e 2008 — todos públicos e documentados.
1. Desvalorização das Escrituras do Novo Testamento
- Afirma que Mateus, Marcos e Lucas não estavam no Espírito ao escrever seus evangelhos (Sumaré, 11/02/2005).
- Alega que Paulo perdeu sua comissão e que seu ministério “judicial” foi encerrado com sua morte (Sumaré, 07/09/2007).
- Ensina que os apóstolos tinham ministérios individualistas, carentes de Espírito e Vida (Belém, 19/11/2006).
2. Rejeição do Ministério dos Apóstolos e de Paulo
- Atribui a morte de Pedro e Paulo a um plano divino para encerrar os ministérios “tradicional” e “judicial” (Sumaré, 08/09/2007).
- Alega que Paulo não estava no Espírito e fracassou na prática da verdade (Lima, 13/01/2008).
3. Substituição do Ministério de Nee e Lee pelo Seu Próprio
- Declara que Nee e Lee estavam na esfera judicial e que suas mensagens já passaram.
- Atribui a si mesmo a continuação exclusiva do ministério “orgânico” de João (Sumaré, setembro de 2007).
- Proclama que a presente verdade é o que ele ensina agora — a doutrina de “espírito e vida”.
4. Exaltação Pessoal e Absolutização de Sua Autoridade
- Afirma que quem é contra Dong está contra Deus (Pedro Dong, SP, 02/10/2005).
- André Dong (24 e 25/07/2007) declara que falar contra Dong é blasfêmia contra o Espírito Santo e que só seus seguidores podem partir o pão “de modo legítimo”.
5. Doutrinas Exclusivistas e Divisivas
- Dong (Cochabamba, 2004; Piracicaba, 2007): diz que as verdades de Lee e Nee estão desatualizadas.
- Pedro Dong (Sumaré, 20/05/2007): afirma que nem Lee nem Nee viram o que Dong viu.
- Cria uma linha entre Filadélfia (os que seguem Dong) e Laodiceia (os que não seguem) (Sumaré, 03/09/2006 e 2007; André Dong, 16/07/2007).
- Diz que somente a América do Sul cumprirá a comissão de Deus (Piracicaba, 29/09/2007), e que o Canadá foi o único lugar confiado com o ministério orgânico (London, 14/10/2007).
6. Prática de Divisão e Formação de Mesas Paralelas
- André Dong (16 e 25/07/2007) orienta santos a partir o pão separadamente em cidades com outras igrejas locais.
- Mais de 30 mesas paralelas foram registradas em pelo menos 11 países (incluindo Espanha, África do Sul, Equador, Colômbia, Bolívia, Brasil, entre outros).
7. Obra Secreta e Paralela
- Ezra Ma (novembro de 2008): visita secretamente 9 localidades nos EUA, sem comunhão com as igrejas.
- André Dong (30/09/2008): orienta a manter a obra em segredo em futuras viagens.
- Esse padrão se repetiu no México, Canadá, América Central, Europa e África.
8. Acusações Graves Contra a Restauração
- Contra o Living Stream Ministry: acusa de querer controlar a restauração global.
- Acusa as sete festas, o Reavivamento Matinal, a Versão Restauração e o treinamento de tempo integral de serem “leis”, “mortes”, “escolhas elitistas” ou “doutrinas judiciais”.
9. Acusações Contra Cooperadores e Irmãos
- 28/10/2007 – SP: Dong chama Ron Kangas de “carne podre” e outros de “subornados”, “rebeldes”, “ambiciosos” e “leprosos” (Nm 12).
- 19/02/2008 – reunião interna: acusa líderes hispânicos de serem orgulhosos e não confiáveis.
10. Acusações Espirituais e Manipulação Emocional
- Alega que quem não segue Dong está sob influência de Satanás.
- Aponta ambição, imundície, elitismo e desejo de controle nos que discordam.
- Usa textos como Mt 13, Fp 3, 2Pe 2 e Ef 6 para aplicar juízo espiritual sobre opositores.
Problemas causados pela obra de Dong Yu Lan em Lima, Peru - 1990, 2003/2004
Fonte: https://afaithfulwitness.org/portuguese/reports/Peru%20-%20Lima.pdf
Afastamento do ministério e rejeição da comunhão
- 1990: Em uma reunião de serviço, Dong, por meio de Salomón Ma, ordena que a igreja em Lima despreze livros do ministério, como The Exercise and Practice of the God-ordained Way. Os livros foram guardados, mas não descartados.
- Dong proibiu os santos de lerem A Palavra Sagrada para o Reavivamento Matinal e insistia que todos fossem um com ele por ser o “apóstolo da América do Sul”.
- Também proibiu a compra direta de livros do LSM, exigindo que tudo fosse filtrado e aprovado pelo Brasil.
- Reunião em Chimbote: Roberto Graner (cooperador de Dong) diz que o Reavivamento Matinal causa confusão — ecoando o desprezo doutrinário pela prática geral da restauração.
Ruptura com os cooperadores internacionais
- 06/12/2003 – Viagem de Dong a Lima: Dong afirma que os cooperadores dos EUA “não têm autoridade para falar sobre o Corpo de Cristo”.
- 08/12/2003 – Reunião de comunhão: Dong pressiona Andrés Capillo a parar de distribuir o Reavivamento Matinal e exige que todos os convites a outros irmãos passem por ele.
- 10/12/2003 – Reunião em Olivos: Dong acerta uma conferência futura em Lima, mas depois muda unilateralmente o local para Huacho, sem consultar os responsáveis locais.
Conflito aberto e tentativa de tomada da igreja
- Outubro de 2004 – Conferência em Huacho:
Dong afirma que os irmãos de Lima não são um com seu ministério e se recusa a ir à capital.
Promove reuniões privadas em Breña para dizer que Andrés e Adrián não são mais responsáveis.
- 09/10/2004: Um grupo de seguidores de Roberto Graner invade o local de reuniões da igreja em Lima para retirar itens à força. Foram impedidos pelo administrador.
- 10/10/2004: Dong convoca uma reunião paralela e designa cinco novos responsáveis para a igreja em Lima, oferecendo-se para pagar 200 cadeiras e incentivar a abertura de novo local.
- Um grupo se instala em um novo salão na rua Zepita, a poucos metros da igreja legítima da rua Chota — instaurando uma divisão aberta.
Rejeição da unidade do Corpo
Várias igrejas peruanas passam a romper comunhão com Dong após os eventos:
- Lima
- Trujillo
- Chiclayo
- Cuzco
- Moquegua
- Arequipa
- Nazca
- Chincha
- Huánuco
Ofertas de controle e cooptação
- 10/12/2003 – Reunião em Olivos: Dong oferece a Andrés Capillo uma posição como cooperador da América do Sul, com a condição de que ele fosse um com Dong.
- Andrés recusa firmemente, dizendo que tal posição seria fonte de ambição, e reconhece o padrão de manipulação por parte de Dong em relação a seus cooperadores.
Conclusão
A igreja em Lima declara:
Que deseja permanecer no entremesclar universal da restauração do Senhor;
Que repudia a tentativa de ser transformada em uma igreja “regional” ou “continental”;
Que a divisão foi provocada diretamente por Dong Yu Lan;
E que mantém firme comunhão com o ministério saudável e com as igrejas de todo o mundo.
Problemas causados pela obra de Dong Yu Lan na Argentina - 2002
Fonte: https://afaithfulwitness.org/portuguese/reports/Argentina.pdf
Episódio inicial: tragédia e hostilidade
- 2002: Após a morte trágica do genro de Eduardo Kalaidjian (cooperador nacional de Dong) e de dois jovens da igreja em Mendoza, Walter Ortiz (EUA), é enviado para consolar a família e apoiar a igreja na Argentina.
- Eduardo pede a Walter que venha uma semana depois, planejando visitas a igrejas no país.
- Durante essa semana, descobrem que um obreiro chamado Mario (médico) enviou um e-mail a todas as igrejas do país proibindo que recebessem Walter Ortiz, alegando que ele tinha “outra orientação” e poderia causar confusão.
Exclusão, desrespeito e autoritarismo
- Eduardo fica surpreso com essa atitude e planeja tratar o assunto com Dong no Treinamento de Presbíteros e Irmãos Responsáveis no Brasil (outono de 2002).
- Ao chegar, Dong o impede de participar da reunião de cooperadores, afirmando que Eduardo “não era uma alma com ele” — mesmo após 23 anos de serviço fiel na Argentina.
- Não só Eduardo foi excluído, mas todas as igrejas associadas a ele (como Córdoba, Mendoza e igrejas no norte do país) foram automaticamente excluídas da comunhão com a obra de Dong.
Reação e dano
- Ao tomarem conhecimento do ocorrido, outras igrejas, como Matanza, ficaram tão ofendidas que romperam não só com a obra de Dong, mas também com qualquer outro ministério, inclusive o Living Stream Ministry.
- A igreja em Matanza devolveu o local de reuniões que utilizava e vinha pagando, pois ele estava em nome de Dong ou de sua organização — fato que levanta preocupações sobre controle patrimonial.
Conclusão
O testemunho descreve a obra de Dong e seus cooperadores como nociva tanto para os santos individualmente quanto para igrejas inteiras, gerando exclusão, autoritarismo, centralização e divisão.
Há também forte apelo por misericórdia do Senhor sobre aqueles que foram feridos por essa conduta, para que não fiquem desanimados em seguir a Cristo.
Divisão causada no Peru – Chiclayo – pela ação direta de Dong Yu Lan e seus cooperadores - 2004/2005
Fonte: https://afaithfulwitness.org/portuguese/reports/Peru%20-%20Chiclayo.pdf
Divisão e acusação sem fundamento
- Outubro de 2004 – Conferência em Huacho (Peru):
Após a conferência, Dong e Ezra Ma visitam Chiclayo e, em reunião com irmãos que servem, Dong acusa falsamente Andrés Capillo (irmão responsável em Lima) de encobrir imoralidade em sua casa, quando na verdade ele estava cuidando de um familiar com problemas mentais.
- A igreja em Chiclayo, que era próxima de Andrés, sente-se profundamente ofendida. A situação causa:
- Desânimo entre os santos;
- Alguns param de participar da mesa do Senhor;
- Outros se afastam completamente da comunhão.
- 18/10/2004: Os irmãos de Chiclayo escrevem uma carta aberta às igrejas no Peru, protestando contra a calúnia e a divisão causada por Dong em Lima. Também afirmam que a mesma divisão está afetando sua cidade.
Pressão, manipulação e dano emocional
Em reunião realizada na casa do irmão Julio Hinostroza, os irmãos Alejandro e Milton, seguidores de Dong, aparecem com postura agressiva:
- Exigem que a carta aberta seja retirada;
- Agem de forma rude e intimidatória;
- A esposa do irmão Julio sofre um esgotamento nervoso após a reunião;
- Alejandro e Milton se retiram da comunhão.
Estabelecimento de mesa do Senhor paralela
O grupo que deixou a igreja em Chiclayo para seguir Dong passa a realizar uma nova reunião da mesa do Senhor na cidade, em aberta divisão com a igreja local existente.
Rejeição à comunhão com os cooperadores
- Dezembro de 2005: A igreja em Chiclayo convida os irmãos Sterling Byassee e Walter Ortiz (EUA) para uma conferência.
- Ezra Ma, representando Dong, é informado do convite — mas responde com agressividade.
- A resposta de Ezra Ma acusa Andrés Capillo de liderar um movimento de divisão (incluindo Trujillo e Chiclayo) e diz que a visita fortaleceria os dissidentes.
- Essa resposta contradiz comunhão anterior presencial com Sterling, onde Ezra havia dito não haver problema na visita e até incentivado o contato com Dong.
Conclusão
A carta apresenta um quadro claro de calúnia, divisão, duplicidade e desrespeito à comunhão, com impacto espiritual e emocional sobre os santos e responsáveis locais.
Dong e seus cooperadores causaram rompimento da unidade, confusão entre os santos e dano à igreja em Chiclayo.
Problemas causados pela obra de Dong Yu Lan no Paraguai - 2004/2005
Fonte: https://afaithfulwitness.org/portuguese/reports/Paraguay%20-%20Asuncion.pdf
As igrejas no Paraguai foram estabelecidas nos anos 1980 por meio do ministério de Witness Lee, com envio do cooperador Lee-Daw Jieung. A obra de Dong nunca teve base legítima na região, mas mesmo assim passou a atuar paralelamente.
- 01/08/2004 – Tragédia em Assunção:
Após o incêndio de um supermercado, a igreja local ofereceu socorro às vítimas e intensificou a pregação do evangelho.
- 04/08/2004 – Foz do Iguaçu:
Dong Yu Lan declarou que a tragédia ocorreu porque a igreja em Assunção era “anormal”.
Com base nessa declaração, Dong enviou um grupo de santos para estabelecer uma nova igreja e uma mesa do Senhor paralela em Luque (subúrbio de Assunção), afirmando que isso seria “até estarmos completamente livres para partir o pão em Assunção”.
- 05/09/2004 – Carta de apelo dos irmãos do Paraguai:
Foi enviada a Dong solicitando esclarecimentos sobre o uso do termo “igreja anormal” e sobre a intenção de estabelecer comunhão à parte.
Foi lembrado que, em tragédias como o terremoto de Taiwan (1999) e o 11 de Setembro (2001), o princípio da comunhão foi preservado, e os obreiros apoiaram os santos locais.
- 17/10/2004 – Resposta de Ildeu Rodrigues dos Santos:
Cooperador de Dong, respondeu no lugar dele:
Justificou a fala de Dong como “liderança instantânea do Espírito”;
Sugeriu que os irmãos deveriam reconhecer sua fraqueza espiritual;
Não respondeu à pergunta sobre a nova mesa do Senhor.
A partir de então, os cooperadores ligados a Dong passaram a agir sem comunhão, plantando igrejas e mesas paralelas em localidades onde já havia igrejas existentes
- Assunção
- Villarrica
- Encarnación
- Campo Nueve
- Minga Guazú
- Presidente Franco
- Ñemby
- Lambaré
A carta denuncia essas atitudes como contrárias ao princípio da localidade e afirma que causaram grande dor aos irmãos e “entristeceram o Espírito Santo”.
Conclusão da carta
Os irmãos reafirmam o desejo de permanecer firmes na comunhão com todas as igrejas da restauração do Senhor e declaram que desejam lidar com a situação com sabedoria, dependendo do Senhor.
Carta de 21 Cooperadores a Dong Yu Lan em 2005
Fonte: https://afaithfulwitness.org/portuguese/documents/2005-06-04%20Co-workers%20letter%20to%20Brother%20Dong.pdf
Em 4 de junho de 2005, 21 cooperadores da restauraçãodo Senhor escreveram uma carta a Dong Yu Lan por causa de crescentes desvios que já estavam causando prejuízo visível à unidade da igreja em diversas regiões. Mesmo antes da Carta de Comunhão e Advertência de 2009, já havia grande preocupação com:
-
1. Afastamento da visão central da restauração
Dong estava conduzindo sua obra de forma independente e desvinculada do Corpo, contrariando o princípio de unidade entre ministério e igrejas locais.
-
2. Criação de um ministério paralelo
Ele vinha promovendo materiais próprios, desviando os irmãos da leitura e prática do ministério que, unanimemente foi reconhecido como fiel à revelação neotestamentária e por decisão unânime do Corpo, foi acolhido pelas igrejas — o ministério dos irmãos Watchman Nee e Witness Lee. Isso era visto como a formação de um "segundo ministério" rival, o que causava confusão, duplicidade e divisão entre os santos.
-
3. Negligência com a Versão Restauração
A tradução da Bíblia com notas — central para a restauração — estava parada há anos, enquanto os esforços de Dong eram voltados para livros de sua autoria, com linguagem simplificada, slogans e interpretações pessoais.
-
4. Doutrinas estranhas e perigosas
Chegaram relatos de ensinos não bíblicos, interpretações alegóricas fantasiosas (como o "dragão" da Eurásia ou a África como "ventre do filho varão") e declarações heréticas, como dizer que os evangelhos sinóticos não foram escritos no Espírito, ou que Paulo falhou em sua missão.
-
5. Expansão do dano globalmente
A atuação de Dong e seus cooperadores estava afetando igrejas em vários continentes, gerando divisões espontâneas, implantando mesas paralelas, e criando atrito com os irmãos locais por onde passavam.
O objetivo da carta foi:
- Advertir com clareza;
- Chamar Dong ao arrependimento e à comunhão;
- Frear o dano crescente e global causado por sua atuação;
- Preservar o testemunho da restauração do Senhor conforme revelado e transmitido por Watchman Nee e Witness Lee.
Ao invés de acolher a comunhão expressa na carta, Dong Yu Lan aprofundou ainda mais sua atuação isolada, ampliando o dano e seu alcance por diversas regiões.
Problemas causados pela obra de Dong Yu Lan no Chile, conforme carta escrita pelas igrejas do Sul do Chile - 2006/2007
Fonte: https://afaithfulwitness.org/portuguese/reports/Chile.pdf
Desvios e adulterações do ministério
As igrejas no Sul do Chile tiveram início em 1978 por meio da influência direta dos escritos de Watchman Nee e Witness Lee. Embora Dong Yu Lan e seus cooperadores inicialmente aparentassem unidade no ensinamento e na prática em relação a esse ministério, com o tempo passaram a promover uma obra de caráter significativamente distinto, distanciando-se dos ensinos de Watchman Nee e Witness Lee — especialmente no que diz respeito:
- Ao viver corporativo do homem-Deus;
- À realidade do Corpo de Cristo;
- À salvação orgânica;
- Ao ministério de Cristo em três estágios.
Dong Yu Lan e seus cooperadores afirmaram que os cooperadores nos EUA só têm o ministério judicial, enquanto Dong teria o “ministério orgânico”, como o apóstolo João.
Em conferência no Brasil, ensina-se que Paulo teve apenas um ministério judicial — depreciando seu papel bíblico.
Construção de autoridade centralizada e exclusivista
- 06/07/2007: Juan Rubilar, cooperador de longa data de Dong, renuncia por causa dos desvios doutrinários.
- 16/07/2007: André Dong, em nome de seu pai, publica um “edito oficial” com orientações autoritárias:
- Quem não seguir Dong cai em Laodiceia e perde a posição como igreja.
- A base da igreja deixa de ser a localidade e passa a ser a obediência ao ministério de Dong.
- Santos são instruídos a se afastarem de irmãos “em Laodiceia”, definidos por ele próprio.
Perseguição, abusos e tentativa de controle
- 19/07/2007: André Dong acusa Juan Rubilar de:
- Ambição e rebelião;
- Ser um “Judas” e “traidor”;
- Exige que ele entregue a obra e a propriedade da igreja em Talcahuano a Alex Vallejos (que não se reunia com a igreja).
- 23/07/2007: Hugo Vergara responde em defesa de Juan Rubilar:
- Reafirma que a igreja em Talcahuano continua legítima;
- Denuncia a criação de uma segunda mesa do Senhor na cidade.
Separação e desprezo pelas igrejas locais
Obreiros da obra de Dong:
- Expulsam irmãos de reuniões (chamando-os de espiões);
- Estabelecem mesas paralelas em várias cidades do Chile (Talcahuano, Victoria, Los Angeles);
- Chamam de Laodiceia as igrejas que não seguem Dong;
- Tratam as igrejas como posse institucional, ignorando sua autonomia local.
Ameaças espirituais e exclusividade do ministério
Frases e doutrinas usadas:
- “Se você for contra Dong, vai contra Deus. Leia Números 12.”
- “A obra de Dong é a última restauração.”
- “Abandonar seu ministério é rebelião. Quem não segue, não pode partir o pão.”
- “Quem parte o pão fora dessa obra está impuro, como as denominações.”
Declaração final
As igrejas no sul do Chile declaram que:
- A obra de Dong violou o mover único do Senhor;
- Suas ações causaram grande dano à unidade;
- A decisão de se desvincular não foi precipitada, mas fruto de oração, análise e constatação de muitos abusos.
Problemas causados pela obra de Dong Yu Lan em Portugal – 1995 a 2007
Fonte: https://afaithfulwitness.org/portuguese/reports/Portugal.pdf
Início da Igreja Vila Nova de Gaia e visita ao Brasil
- Começo da leitura dos livros de Watchman Nee iniciada em 1988.
- Visão da igreja recebida e início das reuniões em 1994, sem, contudo, conhecer qualquer outra igreja local.
- Contato com a Editora Árvore da Vida e visita ao Brasil em 1995.
- No Brasil, José Belmiro foi recebido com frieza, ouviu pouco sobre Witness Lee e muito sobre Dong Yu Lan.
- Percebeu um comportamento brasileiro de centralidade — como se o Brasil fosse o “centro” da restauração.
Omissão e Manipulação de Informações
- Em 1997, José escreve a Pedro Dong perguntando sobre igrejas na Europa, mas não obtém resposta.
- Mais tarde, Pedro o convida para uma viagem — convite recusado ao perceber a intenção política por trás.
Descoberta e Comunhão com Igrejas da Europa
- No início de 1998, José conhece os irmãos de Málaga, Espanha.
- Participa de conferência com Joe Davis e outros cooperadores europeus.
- A partir daí, a igreja em Gaia passa a desfrutar da comunhão com as igrejas da Europa.
Manipulação e Centralização Brasileira
- Mesmo após a comunhão com a Europa, os obreiros brasileiros continuaram a visitar Portugal:
Agiam com superioridade institucional;
Enalteciam apenas a obra brasileira e Dong Yu Lan;
Difamavam os EUA e os cooperadores globais;
Ignoravam ou desdenhavam da comunhão europeia.
- Manipulavam os santos, promovendo ou rejeitando irmãos conforme interesses.
- Prejudicaram o testemunho nas igrejas em Gaia, São João da Madeira e Porto.
Imposição Doutrinária e Rejeição das Publicações
- Tentaram introduzir os livros de Dong Yu Lan em Portugal.
- José Belmiro solicitou comunhão prévia com Joe Davis.
- O “Alimento Diário” foi usado por um tempo, mas em 1998 foi rejeitado por ter um “sabor diferente” do ministério dos irmãos Nee e Lee.
Retorno Brasileiro e Obra Paralela
- Em 2006, os obreiros brasileiros voltaram a Portugal, mas ignoraram a igreja em Gaia.
- Iniciaram uma obra própria em Lisboa, com centro de treinamento.
- Também atuaram em São João da Madeira e Aveiro.
- Passaram a ensinar que Dong Yu Lan é o legítimo sucessor de Witness Lee.
Conclusão
A carta evidencia um histórico preocupante de:
- Postura institucional e exclusivista dos obreiros ligados a Dong Yu Lan;
- Tentativas de dominação doutrinária e territorial em solo europeu;
- Desprezo pela comunhão com igrejas locais e cooperadores legítimos;
- Estabelecimento de uma obra paralela à margem do Corpo de Cristo.
Problemas causados pela obra de Dong Yu Lan na Flórida (EUA) – 1999 a 2007
Fonte 1: https://afaithfulwitness.org/portuguese/reports/Florida%20-%20Boca%20Raton.pdf
Fonte 2: https://afaithfulwitness.org/portuguese/reports/Florida%20-%20Miami.pdf
Início da Atuação Brasileira
- Março de 1999: chegada de duas famílias brasileiras aos EUA; Emerson Dias da Silva permanece em Miami.
- Nos primeiros anos:
Visitas frequentes de Solomon Ma;
Tentativas de introdução do Alimento Diário e materiais infantis da literatura de Dong Yu Lan na igreja em Miami;
Rejeição firme por parte da liderança local, que permanece fiel ao ministério dos irmãos Watchman Nee e Witness Lee.
Rejeição da Comunhão e Formação de Obra Paralela
- Emerson muda-se para Weston e depois para Boca Raton.
- Deixa de se reunir com a igreja em Miami e passa a atuar com Cezar Menegucci, promovendo a obra brasileira sem comunhão local.
- Planejam:
Conferência paralela em Boca Raton no mesmo período da conferência oficial de Boston (Ação de Graças);
Criação de um centro de treinamento vinculado a Dong Yu Lan;
Envio de jovens obreiros do Brasil para levantar “igrejas” independentes, com apoio de Gustavo, Cezar e Emerson.
Formação de Segunda Mesa do Senhor
- Outubro–novembro de 2007: segunda mesa do Senhor é iniciada na casa de Emerson Dias em Boca Raton (com apoio de Hélcio Almeida).
- Embora tenha ocorrido apenas uma vez, foi um ato premeditado e sabidamente divisivo — a igreja local já existia desde os anos 1990.
Expansão da Obra Paralela
- A obra independente também ocorre em:
Deerfield Beach — sob a liderança de Emerson e Cezar.
Grupos passam a se autodenominar “igreja em Stuart”, etc., sem comunhão com as igrejas legítimas da região.
Recrutamento de irmãos e irmãs em:
- Orlando — três casais;
- Miami — jovens levados para servir em Boston sem comunhão local.
Calúnias e Manipulação
- Para justificar sua obra divisiva, espalham:
Boatos de que a igreja em Boca Raton entregaria brasileiros à imigração — mentira total;
Difamações contra Levi Salvador, afirmando falsamente que ele participa da igreja legítima apenas por interesse financeiro.
Conclusão das Igrejas em Miami e Boca Raton
As cartas das igrejas apontam que:
- A obra de Dong Yu Lan na Flórida é competitiva, sectária e desonesta;
- Está sendo conduzida sem comunhão com as igrejas legítimas da região;
- Os resultados visíveis são confusão, divisão, boatos e prejuízo ao testemunho do Corpo de Cristo.
Problemas causados pela obra de Dong Yu Lan e seus cooperadores no México, conforme carta datada de janeiro de 2009
Fonte: https://afaithfulwitness.org/portuguese/warnings/Mexico%20-%20Warning%20Letter.pdf
Desvio doutrinário e herético
- Desde 1985, Dong reinterpretou os ensinos de Nee e Lee, alegando que os latinos não compreendem as verdades espirituais diretamente.
- Defende que sua obra é uma “restauração orgânica”, enquanto a anterior seria “judicial” e legalista.
- Afirma que apenas João escreveu os evangelhos no Espírito — negando a inspiração de Mateus, Marcos e Lucas.
- Declara que a Versão Restauração está ultrapassada por “revelações superiores”.
- Invalida o ministério de Paulo, Nee e Lee usando as categorias “judicial” e “orgânico”.
- Se apresenta como o único comissionado para a liderança da obra nos países hispânicos.
Formação de obra paralela e isolada
- Mesmo após assinar carta conjunta em 1997, seguiu promovendo agressivamente sua própria literatura.
- Seus cooperadores atuam sem comunhão com igrejas locais, fundando mesas do Senhor paralelas.
Casos e datas específicas
- 2005: Ignora carta dos cooperadores globais pedindo o fim das publicações próprias.
- Set/2007: Em Piracicaba, declara que igrejas no Brasil deixaram a “restauração judicial”.
- 2007: Em London (Canadá), afirma que igrejas mexicanas não conhecem o evangelho do Reino.
- 30/09/2008: Cooperadores do México pedem que Dong cesse envio de obreiros e literatura sem comunhão.
- Nov/2008: Campanha pública de expansão no México com 25 obreiros, 2 vans e 100 faixas.
- Jan/2009: Nova mesa do Senhor instalada em Toluca, onde já havia igreja local — causando divisão.
Práticas sectárias e exclusivistas
- Uso de termos como “nossos santos”, indicando controle sobre os membros.
- Reuniões secretas e atuação com agenda própria, sem transparência.
- Histórico de divisão em mais de 30 cidades em 4 continentes.
Advertência final
Essa carta declara que, mesmo em cidades sem igreja, a obra de Dong é divisiva por natureza. Com base em Romanos 16:17 e Tito 3:10, os irmãos exortam:
- Que os santos não participem de reuniões vinculadas à obra de Dong.
- Que tais obreiros não sejam recebidos em casas nem reuniões locais.
“Evitem aqueles que causam divisões e escândalos...” – Romanos 16:17
Problemas causados pela obra de Dong Yu Lan e seus cooperadores na Espanha, conforme carta datada em 08/02/2009
Fonte: https://afaithfulwitness.org/portuguese/warnings/Spain.pdf
Obra divisiva e enganosa
- 2005: Fernando Aguera chega a Madri e começa a promover os ensinamentos de Dong Yu Lan, ignorando pedidos e promessas de cessar.
- Desde então, propaga literatura própria e desqualifica o ministério geral da restauração.
- Atua fora da comunhão das igrejas, de forma oculta e contrária aos princípios bíblicos (2Co 4:2; Ef 4:14).
- Com dois cooperadores, percorre diversas cidades promovendo o ministério de Dong: Barcelona, Córdoba, Huelva, Madri, Málaga, Valência e Valladolid.
- Rejeitam abertamente a prática de uma só publicação e criticam o LSM.
Falar ofensivo e doutrina sectária
- Fernando critica as reuniões de oração e ministeriais da igreja em Madri.
- Chama irmãos que falam nos vídeos de “rebeldes”.
- Alega falsamente ter sido “expulso” de Madri para gerar vitimização.
- 14/02/2007 – Madri: Mente ao afirmar que Joe Davis aprova a obra de Dong na Europa. Ao ser confrontado, reage com críticas amargas ao LSM e aos cooperadores.
Estabelecimento de mesas paralelas
- Após 14/02/2007 – Barcelona: Fernando inicia uma nova mesa do Senhor, mesmo já havendo igreja local desde 1997.
- 18/06/2007: Cooperadores visitam Fernando e o advertem; ele mente novamente sobre Joe Davis.
- Abril de 2008: André Dong ministra conferência ao grupo divisivo de Barcelona.
- Relatos indicam segunda mesa do Senhor também em Madri.
Expansão organizada e isolada
- Obreiros enviados por Dong viajam pela Espanha com Fernando para expandir sua obra.
- Distribuem literatura e iniciam “igrejas” com mesas do Senhor sem comunhão com as igrejas existentes.
- Plano inclui:
- Centro de treinamento;
- Compra de van para distribuição;
- Conferências regulares independentes.
Doutrina exclusivista e sistema de erro
- Dong ensina que apenas suas igrejas são Filadélfia (aprovadas) e todas as demais são Laodiceia (degradadas).
- Cria distinções heréticas:
- Ministério dos doze apóstolos = “tradicional”;
- Paulo = “judicial” (legalista e morto);
- João = “orgânico”;
- Somente seu ministério continua o de João até o fim da era.
- Desvaloriza Nee e Lee, exaltando-se como único ministério válido.
Advertência final
Os cooperadores na Espanha alertam que:
- Iniciar reuniões apenas para “tomar território” é uma prática sectária e divisionista.
- Exortam os santos a não receberem obreiros nem publicações ligadas à obra de Dong (Rm 16:17; 1Tm 1:3–4).
- Afirma-se que tais ações:
- Dividem o Corpo de Cristo;
- Geram confusão espiritual;
- Reproduzem o padrão do cristianismo institucional degradado.
Problemas causados pela obra de Dong Yu Lan e seus cooperadores na América Central e Caribe, conforme carta datada em 15 de março de 2009
Fonte: https://afaithfulwitness.org/portuguese/warnings/Central%20America%20and%20the%20Caribbean.pdf
Desde os anos 1980, obreiros ligados a Dong introduziram suas publicações na América Central e Porto Rico, apesar da oposição.
1986: Witness Lee declarou “inconveniente” essa distribuição.
Dong continuou promovendo suas publicações como se fosse exceção à comunhão da restauração, ignorando advertências repetidas.
Meados dos anos 1990: Tentativa coordenada de espalhar a literatura de Dong na região causou confusão nas igrejas.
23 de março de 1997: Dong e cooperadores enviam uma carta rude e acusatória às igrejas de língua espanhola nas Américas.
- Acusam falsamente irmãos da América do Norte de causarem divisão;
- Carta foi distribuída por Hélcio Almeida, em conferência em El Salvador.
1º de agosto de 1997: Publicada carta conjunta de cooperadores dos EUA, Brasil e Taiwan:
- Reafirma que deve haver uma única obra de publicação, baseada em Watchman Nee e Witness Lee;
- Dong assina a carta, mas continua sua obra paralela.
1998: Envio de obreiros à Costa Rica e Honduras.
- Alugam casas e distribuem literatura de Dong;
- Após rejeição das igrejas locais, retornam ao Brasil após seis meses.
Início dos anos 2000: Em conferência em El Salvador, Aníbal Arancibia monta mesa de livros de Dong sem comunicar os responsáveis locais.
Foi advertido e impedido de continuar.
Desde meados de 2007: Obreiros de Dong reiniciam ofensiva na região:
- Visitas a Nicarágua, El Salvador, Honduras e Cuba (afirmam ter iniciado uma reunião);
- Todas as ações ocorreram sem comunhão com igrejas ou cooperadores locais.
14 de outubro de 2007 – London, Canadá:
- Dong afirma que Witness Lee lhe confiou todos os países hispânicos das Américas;
- Diz que voltará à América Central, mesmo tendo sido rejeitado anteriormente.
16 de novembro de 2008 – São Paulo:
- Cooperador chileno convoca igrejas da América do Sul a “invadirem” a América Central e o México com a obra de Dong;
- Plano deliberado de expansão, ignorando a comunhão local.
Doutrina Perigosa: Crescimento como base
Dong ensina que, se uma igreja não cresce ("não põe ovos"), perde sua base local.
Isso substitui o fundamento bíblico da posição pela produtividade como critério, justificando levantar igrejas paralelas onde já existem outras.
Práticas nocivas e divisivas
- Evita comunhão com igrejas locais;
- Atrai santos para uma comunhão exclusiva;
- Forma grupos leais à sua própria obra;
- Cria um círculo fechado e divisivo, sem respaldo no Novo Testamento.
Conclusão
O ministério de Dong é descrito como centrado em si mesmo, competitivo e antagônico à restauração universal e ao Corpo de Cristo.
A carta alerta que, se a obra de Dong penetrar na região, trará divisão e dano — como já ocorreu em outras partes do mundo.
Problemas causados pela obra de Dong Yu Lan e seus cooperadores no Canadá, conforme carta datada em 17 de março de 2009
Fonte: https://afaithfulwitness.org/portuguese/warnings/Canada.pdf
Dong Yu Lan introduziu ensinamentos distintos da economia neotestamentária de Deus, o que, segundo 1Tm 1:3 e 6:3, é danoso à edificação do Corpo e causa divisão.
Ele passou a desqualificar os ministérios bíblicos:
- Chama o ministério dos doze apóstolos de “tradicional”;
- Chama o ministério de Paulo de “judicial” (legalista, doutrinário e morto);
- Afirma que apenas o ministério de João é “orgânico” e que o seu próprio ministério é o único que o continua.
Essa doutrina é usada para exaltar seu ministério e atrair discípulos para si, conforme o alerta de Atos 20:30.
Dong promove interpretação errada e enganosa de Apocalipse 12, já advertida por cooperadores em novembro de 2007, mas continua propagando-a como base para sua expansão.
Outros conteúdos controversos incluem:
- Classificar as igrejas na América do Norte como “Laodiceia”;
- Afirmar que somente seus seguidores têm o verdadeiro comissionamento para pregar o evangelho do reino;
- Declarar que as festas e treinamentos da restauração seriam um retorno a “Jerusalém” — símbolo de um sistema degradado.
Desenvolvimento da Obra no Canadá
Desde 1985, Dong cultivou relacionamento com irmãos em London (Ontário) e passou a realizar conferências ali com frequência.
Obreiros seus estabeleceram:
- Um treinamento CEAPE moldado nos padrões sul-americanos, sem comunhão com Anaheim;
- Um braço de publicação para traduzir e distribuir sua literatura em inglês;
- Um site canadense para promover suas publicações, incluindo o “Alimento Diário”, que substitui o conteúdo do PSRM e do ministério de Lee entre seus seguidores.
Em 2007, Dong exaltou London como seu centro exclusivo na América do Norte para propagar sua obra.
David Wang e cooperadores locais buscaram expandir também para a América Central.
Divisão e Dano Concreto
- Em Cambridge, obreiros ligados a Dong separaram santos da igreja de Kitchener e iniciaram reunião paralela;
- Em Guelph, ocorreu o mesmo: uma nova reunião sem comunhão com os santos locais;
- O CEAPE de London atuou em Stratford, Strathroy, Woodstock, Hollyrood, Lucknow e Kincardine sem comunhão com igrejas da região.
Em London, muitas famílias deixaram a restauração por causa de:
- Desvios doutrinários;
- Abuso de autoridade por parte de Dong e David Wang.
Condutas Específicas e Reações
- David Wang rejeitou recentes tentativas de comunhão feitas pelos irmãos responsáveis no Canadá;
- Obreiros de Dong agem secretamente, ocultando atividades e rompendo comunhão com igrejas existentes;
- Formam reuniões exclusivas, isoladas e sectárias, violando os princípios do Corpo de Cristo.
Advertência Final
Os irmãos concluem que:
- Dong e seus cooperadores estão seguindo um caminho diferente;
- As igrejas devem notá-los e afastar-se deles (Rm 16:17);
- Devem preservar o ensino saudável dos apóstolos (1Tm 6:3; Tt 1:9) e a comunhão única do Corpo (1Co 1:9).
Problemas causados pela obra de Dong Yu Lan e seus cooperadores na Colômbia, conforme carta assinada em março de 2009
Fonte: https://afaithfulwitness.org/portuguese/warnings/Colombia.pdf
Ensinamentos Errôneos e Autoexaltadores
Dong Yu Lan dissemina por toda a Colômbia sua “visão” de Apocalipse 12 como um mapa-múndi, exaltando seu próprio ministério como exclusivo e com “comissão divina única”.
- 2007 – Conferência de Boston (EUA): O ensinamento foi publicamente exposto como errado, e os cooperadores pediram que fosse interrompido — Dong e seus seguidores continuaram propagando.
- Agosto de 2008 – Barranquilla (Colômbia): Acusa falsamente os cooperadores da restauração do Senhor de ambição e falsidade. Afirma que quem os recebe está morto como Sardes por não invocar o nome do Senhor. Testemunho local afirma que as acusações eram mentirosas.
Dong alega que Witness Lee o colocou como responsável pelo mundo latino — uma alegação desmentida por citações diretas do irmão Lee:
- 1964: Lee expressa o desejo de que irmãos fossem ao México e América do Sul;
- 1991: Reafirma que a América Latina está aberta à restauração, sem restrições ou exclusividades.
Obra Separatista e com Pretensões Territoriais
Dong promove a ideia de “territórios ministeriais”, contrariando o princípio do Corpo de Cristo, que requer uma obra única e livre em toda a terra.
Alega falsamente que Witness Lee proibiu outros cooperadores de atuarem na América Latina. Seus ensinos visam exaltar sua própria obra e desacreditar a obra geral da restauração, resultando em divisão em vários países.
Divisões e Atitudes Exclusivistas
- Tuluá: Quando a igreja local recusa sua literatura, um grupo se separa e forma mesa do Senhor paralela com base na adesão ao ministério de Dong.
- Seus seguidores resistem ao treinamento das 96 Lições, tanto pelo conteúdo quanto pela presença de irmãos norte-americanos.
- O treinamento foi adiado por 7 anos na tentativa de preservar a comunhão — sem sucesso.
- Exigiram aprovação formal à obra de Dong para permitir o treinamento — uma imposição hierárquica sem precedente na restauração.
- 2006 – Conferência em Cali com Benson Phillips: Os partidários de Dong boicotaram o evento e criticaram publicamente os participantes. Alguns foram posteriormente excluídos por cartas formais.
Essas cartas de exclusão foram emitidas com base em motivos exagerados ou inventados, como uso do PSRM ou participação em conferências legítimas da restauração.
Obra Rival e Domínio Pessoal
Embora acuse outros de ambição, Dong demonstra desejo de construir uma esfera isolada e controlada de influência.
Sua obra opera como uma estrutura rival, sem comunhão com cooperadores e igrejas locais, e sem compromisso com a unidade do Corpo.
Advertência Final
A obra de Dong é identificada como:
- Divisiva (Rm 16:17);
- Sectarista (Gl 5:20);
- Contrária ao padrão do Novo Testamento.
Recomendações finais:
- Afastar-se de Dong e seus cooperadores;
- Levar qualquer contato suspeito aos irmãos locais;
- Preservar a unidade e o ensino saudável dos apóstolos.
Problemas causados pela obra de Dong Yu Lan e seus cooperadores na Alemanha, Suíça e Itália, conforme carta datada em 02/04/2009
Fonte: https://afaithfulwitness.org/portuguese/warnings/Germany,%20Switzerland,%20and%20Italy.pdf
Obra Independente e Sectária
A obra de Dong Yu Lan na Europa tem sido conduzida de forma independente da comunhão entre igrejas, formando grupos isolados com base na lealdade à sua obra, e não na unidade do Corpo.
Apesar de convites frequentes, seus obreiros recusaram participar de conferências e da coordenação com os cooperadores europeus.
Casos Específicos na Alemanha e Suíça
- 06/08/2006 – Regensdorf, Suíça: Robinson Kemmer perturba a mesa do Senhor, tenta impor cânticos e interrompe a reunião de profetizar. Fala negativamente durante vídeo, causando incômodo.
- 26/11/2006 – Estugarda, Alemanha: Robinson e Alex Kemmer atacam o ministério de Nee e Lee (Robinson grita “morto, morto, morto!”), promovem substituição da literatura do LSM pelo “Alimento Diário” de Dong, e se retiram da comunhão.
Conflito e Divisão em Lörrach, Alemanha
- 10/08/2006: Igreja de Regensdorf convida para reuniões de entremesclar.
- 11/08/2006: Alex Kemmer envia convite concorrente para conferência da obra de Dong em Lörrach, gerando confusão entre os santos.
Mesmo após prometer que cessaria as reuniões, Solomon Ma e outros continuaram com atividades independentes.
Lörrach tornou-se centro da obra de Dong na Alemanha, sem participação na comunhão geral, mantendo práticas e sabor distintos.
Obra Independente e Oculta na Itália
- 2001 – Califórnia (Engedi): Miguel Ma e outros prometem retirar a obra da Europa.
- 2002: João Antonelli muda-se para a Itália e inicia a obra de Dong sem informar os cooperadores europeus.
- Maio de 2005 – Mântova: Recusa convite de cinco irmãos para comunhão e realiza a 1ª conferência de verão em Sirmione.
- 2007 e 2008: João, César Antonelli e Solomon Ma organizam conferências e treinamentos CEAPE (Mântova, Roma, Milão), exclusivamente ligados à obra de Dong.
A obra na Itália é conduzida de forma oculta, à margem das igrejas, e gera confusão entre os santos.
Obra Dissimulada e sem Comunhão
Outubro de 2006 – Londres: Solomon Ma e João Antonelli se reúnem com Joe Davis e outros cooperadores:
- Solomon admite ter evitado a comunhão intencionalmente, sem justificativa;
- Afirma, falsamente, que Benson Phillips conhecia e aprovava sua obra;
- Revela que formaram grupos separados em vários países da Europa;
- Critica irmãos da América do Sul que não aderem à sua obra;
- Defende disseminação de sua literatura e rejeita a prática de uma só publicação.
Mesmo após novos convites, Solomon e João seguem com a obra independente, promovendo o isolamento e rompendo a circulação de vida entre as igrejas.
Advertência e Consequências
O documento conclui que a obra de Dong na Europa é:
- Divisiva (Rm 16:17);
- Sectarista (Tt 3:10);
- Nociva à unidade do Corpo de Cristo.
Recomendações:
- Cessar toda interação com obreiros da obra de Dong;
- Receber somente os que estiverem em comunhão com os irmãos locais.
Problemas causados pela obra de Dong Yu Lan e seus cooperadores na África do Sul, conforme carta datada em 10/05/2009
Fonte: https://afaithfulwitness.org/portuguese/warnings/South%20Africa%20-%20Warning%20Letter.pdf
Ensinamentos Errôneos e Fantasiosos
Obreiros da obra de Dong propagaram doutrinas estranhas e não bíblicas, como:
- Apocalipse 12 interpretado de forma alegórica: Europa e Ásia = dragão, América do Sul = deserto, África = feto (filho varão).
- Que Mateus, Marcos e Lucas não estavam no Espírito ao escrever seus evangelhos — apenas João estaria.
- Que estudar a verdade é morte, sendo “fora do Espírito”.
- Que o ministério de Nee, Lee e Paulo é “judicial” (morto); e o de Dong é “orgânico”, como o de João, e durará até o fim da era.
Divisão por Mesas do Senhor Paralelas
Joanesburgo
- Restauração começou no final de 1996.
- Obreiros de Dong chegam em 2000, com maior presença a partir de 2005 (Hélcio Almeida).
- Reuniões separadas são iniciadas, publicando o Alimento Diário e proclamando Joanesburgo como centro da obra de Dong na África.
- Estabelecem mesa do Senhor paralela em Rosettenville, sem comunhão com os irmãos locais (1Co 10:16–17).
Roodepoort
- Igreja local parte o pão há mais de 17 anos.
- 13 de maio de 2007: Dois obreiros de Dong estabelecem mesa paralela com 9 pessoas, de forma deliberada e sabidamente divisiva.
Outras Localidades Atingidas
Pretória
- Igreja local existe desde os anos 1970.
- Hélcio Almeida se apresenta falsamente como presbítero.
- Obreiros depreciam a igreja local e o LSM, tentando recrutar santos e espalhar sua literatura.
Zâmbia
- Obreiros da África do Sul confiaram contatos a Dong, acreditando haver comunhão.
- Dong e seus cooperadores retiram metade dos santos das igrejas locais.
- Expulsam um irmão fiel de sua própria casa.
- Confiscam 6 caixas de literatura do ministério, nunca devolvidas.
Estrutura Paralela e Expansionista
Foi criado um Centro de Treinamento Permanente (GPP) em Joanesburgo, além de treinamentos em outros países sem comunhão com igrejas locais.
- 2006: Relatório de Hélcio aponta atividades em Soweto, Cidade do Cabo, Durban e Nelspruit.
- Novembro de 2008: Hélcio declara ações em Madagascar, Moçambique, Angola e treinamentos em 3 países.
- Santos de 10 países vizinhos participam do GPP.
- Obra também ativa em Namíbia, Botswana, Lesoto e Suazilândia.
Toda essa atividade foi feita sem nenhuma coordenação com igrejas ou cooperadores existentes.
Advertência Final
Após anos de paciência e tentativas de comunhão, os responsáveis nas igrejas declaram que a obra de Dong é:
- Sectária;
- Divisiva;
- Paralela e prejudicial à unidade do Corpo de Cristo.
Recomendações:
- Evitar qualquer envolvimento com a obra de Dong (Rm 16:17; Tt 3:10);
- Que o amor entre irmãos seja com discernimento e conhecimento (Fp 1:9), a fim de preservar a saúde espiritual das igrejas.
Conclusão desta página
Diante do vasto conjunto de desvios doutrinários, práticas divisivas e rejeição persistente à comunhão, ficou evidente que a atuação de Dong Yu Lan e seus cooperadores representava uma ameaça concreta à unidade, à verdade e ao testemunho do Corpo de Cristo.
Os fatos apresentados deixam claro que a obra de Dong Yu Lan não foi apenas um desvio isolado, mas uma operação sistemática de divisão, manipulação e usurpação da liderança espiritual em diversas regiões do mundo. Seus ensinos distorcidos, sua rejeição aberta ao ministério saudável e sua conduta sectária comprometeram gravemente o testemunho do Corpo de Cristo. Diante disso, a Carta de Comunhão e Advertência de 2009 tornou-se um imperativo espiritual — uma resposta corajosa e necessária para proteger as igrejas, preservar a verdade apostólica e denunciar, de forma pública e inequívoca, uma obra que há muito havia se afastado dos princípios da restauração do Senhor.
Ressaltamos que os documentos aqui citados representam apenas uma parte do acervo disponível no site Uma Testemunha Fiel. Há ainda mais registros, exposições e testemunhos que corroboram e aprofundam os fatos apresentados nesta página — e que reforçam, de forma incontestável, a gravidade da situação que levou à publicação da Carta de Comunhão e Advertência de 2009.