Por que a Carta de Comunhão e Advertência de 2009 foi escrita?

O que precedeu à carta de 2009? Quais foram as raízes que motivaram os cooperadores da restauração do Senhor a encaminharem essa advertência às igrejas?

Além do que já foi abordado na seção anterior ("Quem foi Dong Yu Lan"), nesta página apresentamos um panorama dos desvios doutrinários, atitudes sectárias e ações divisivas que, ao longo de anos, tornaram necessária a publicação da carta que marcou um ponto decisivo na restauração do Senhor, principalmente no continente sul-americano.

O Pano de Fundo

Dong Yu Lan foi um líder influente que, ao longo de décadas, desenvolveu de forma sutil uma obra paralela, quase imperceptível no início. Com o tempo, porém, essa obra revelou-se marcada por desvios doutrinários, controle institucional e ações que resultaram em sérias divisões nas igrejas locais.

Até então, muitos desvios de Dong Yu Lan haviam sido tratados localmente, com tentativas de comunhão, exortações e até tolerância pastoral em algumas regiões. No entanto, quando sua obra começou a se expandir de forma agressiva para outros países e continentes — sem comunhão com as igrejas locais, sem transparência, e com práticas divisivas — o dano deixou de ser apenas regional e passou a representar um sério risco ao testemunho universal do Corpo de Cristo.

Essa ameaça ao aspecto universal do Corpo de Cristo tornou urgente uma resposta clara e pública, em defesa da unidade, da verdade e da saúde das igrejas em todas as nações.

Em resumo, os principais fatores que levaram à necessidade da Carta de Comunhão e Advertência de 2009 foram:

Com base em alguns documentos, cartas, testemunhos e exposições publicadas por cooperadores em diversas regiões do mundo entre 2005 e 2009 e presentes no site Uma Testemunha Fiel, apresentamos a seguir uma síntese clara e objetiva das principais ações e desvios atribuídos a Dong Yu Lan e seus cooperadores.

Essa compilação, apresentada em tópicos, mostra de forma concreta os motivos que levaram à redação e publicação da Carta de Comunhão e Advertência.

Todos os documentos citados a seguir podem e devem ser lidos na íntegra no site Uma Testemunha Fiel.

Desvios da Verdade nos Ensinamentos de Dong Yu Lan

Fonte: https://afaithfulwitness.org/portuguese/Deviations%20in%20teaching.pdf

Ao longo dos anos, Dong Yu Lan e seus principais colaboradores desenvolveram e divulgaram uma série de ensinos que se desviaram gravemente das Escrituras e da fé comum dos apóstolos. Com base em registros de mensagens, datas e locais, esta lista apresenta os principais pontos doutrinários problemáticos identificados entre 2004 e 2008 — todos públicos e documentados.

1. Desvalorização das Escrituras do Novo Testamento

  • Afirma que Mateus, Marcos e Lucas não estavam no Espírito ao escrever seus evangelhos (Sumaré, 11/02/2005).
  • Alega que Paulo perdeu sua comissão e que seu ministério “judicial” foi encerrado com sua morte (Sumaré, 07/09/2007).
  • Ensina que os apóstolos tinham ministérios individualistas, carentes de Espírito e Vida (Belém, 19/11/2006).

2. Rejeição do Ministério dos Apóstolos e de Paulo

  • Atribui a morte de Pedro e Paulo a um plano divino para encerrar os ministérios “tradicional” e “judicial” (Sumaré, 08/09/2007).
  • Alega que Paulo não estava no Espírito e fracassou na prática da verdade (Lima, 13/01/2008).

3. Substituição do Ministério de Nee e Lee pelo Seu Próprio

  • Declara que Nee e Lee estavam na esfera judicial e que suas mensagens já passaram.
  • Atribui a si mesmo a continuação exclusiva do ministério “orgânico” de João (Sumaré, setembro de 2007).
  • Proclama que a presente verdade é o que ele ensina agora — a doutrina de “espírito e vida”.

4. Exaltação Pessoal e Absolutização de Sua Autoridade

  • Afirma que quem é contra Dong está contra Deus (Pedro Dong, SP, 02/10/2005).
  • André Dong (24 e 25/07/2007) declara que falar contra Dong é blasfêmia contra o Espírito Santo e que só seus seguidores podem partir o pão “de modo legítimo”.

5. Doutrinas Exclusivistas e Divisivas

  • Dong (Cochabamba, 2004; Piracicaba, 2007): diz que as verdades de Lee e Nee estão desatualizadas.
  • Pedro Dong (Sumaré, 20/05/2007): afirma que nem Lee nem Nee viram o que Dong viu.
  • Cria uma linha entre Filadélfia (os que seguem Dong) e Laodiceia (os que não seguem) (Sumaré, 03/09/2006 e 2007; André Dong, 16/07/2007).
  • Diz que somente a América do Sul cumprirá a comissão de Deus (Piracicaba, 29/09/2007), e que o Canadá foi o único lugar confiado com o ministério orgânico (London, 14/10/2007).

6. Prática de Divisão e Formação de Mesas Paralelas

  • André Dong (16 e 25/07/2007) orienta santos a partir o pão separadamente em cidades com outras igrejas locais.
  • Mais de 30 mesas paralelas foram registradas em pelo menos 11 países (incluindo Espanha, África do Sul, Equador, Colômbia, Bolívia, Brasil, entre outros).

7. Obra Secreta e Paralela

  • Ezra Ma (novembro de 2008): visita secretamente 9 localidades nos EUA, sem comunhão com as igrejas.
  • André Dong (30/09/2008): orienta a manter a obra em segredo em futuras viagens.
  • Esse padrão se repetiu no México, Canadá, América Central, Europa e África.

8. Acusações Graves Contra a Restauração

  • Contra o Living Stream Ministry: acusa de querer controlar a restauração global.
  • Acusa as sete festas, o Reavivamento Matinal, a Versão Restauração e o treinamento de tempo integral de serem “leis”, “mortes”, “escolhas elitistas” ou “doutrinas judiciais”.

9. Acusações Contra Cooperadores e Irmãos

  • 28/10/2007 – SP: Dong chama Ron Kangas de “carne podre” e outros de “subornados”, “rebeldes”, “ambiciosos” e “leprosos” (Nm 12).
  • 19/02/2008 – reunião interna: acusa líderes hispânicos de serem orgulhosos e não confiáveis.

10. Acusações Espirituais e Manipulação Emocional

  • Alega que quem não segue Dong está sob influência de Satanás.
  • Aponta ambição, imundície, elitismo e desejo de controle nos que discordam.
  • Usa textos como Mt 13, Fp 3, 2Pe 2 e Ef 6 para aplicar juízo espiritual sobre opositores.

Problemas causados pela obra de Dong Yu Lan em Lima, Peru - 1990, 2003/2004

Fonte: https://afaithfulwitness.org/portuguese/reports/Peru%20-%20Lima.pdf

Afastamento do ministério e rejeição da comunhão

Ruptura com os cooperadores internacionais

Conflito aberto e tentativa de tomada da igreja

Rejeição da unidade do Corpo

Várias igrejas peruanas passam a romper comunhão com Dong após os eventos:

Ofertas de controle e cooptação

Conclusão

A igreja em Lima declara:
Que deseja permanecer no entremesclar universal da restauração do Senhor;
Que repudia a tentativa de ser transformada em uma igreja “regional” ou “continental”;
Que a divisão foi provocada diretamente por Dong Yu Lan;
E que mantém firme comunhão com o ministério saudável e com as igrejas de todo o mundo.

Problemas causados pela obra de Dong Yu Lan na Argentina - 2002

Fonte: https://afaithfulwitness.org/portuguese/reports/Argentina.pdf

Episódio inicial: tragédia e hostilidade

Exclusão, desrespeito e autoritarismo

Reação e dano

Conclusão

O testemunho descreve a obra de Dong e seus cooperadores como nociva tanto para os santos individualmente quanto para igrejas inteiras, gerando exclusão, autoritarismo, centralização e divisão.

Há também forte apelo por misericórdia do Senhor sobre aqueles que foram feridos por essa conduta, para que não fiquem desanimados em seguir a Cristo.

Divisão causada no Peru – Chiclayo – pela ação direta de Dong Yu Lan e seus cooperadores - 2004/2005

Fonte: https://afaithfulwitness.org/portuguese/reports/Peru%20-%20Chiclayo.pdf

Divisão e acusação sem fundamento

Pressão, manipulação e dano emocional

Em reunião realizada na casa do irmão Julio Hinostroza, os irmãos Alejandro e Milton, seguidores de Dong, aparecem com postura agressiva:

Estabelecimento de mesa do Senhor paralela

O grupo que deixou a igreja em Chiclayo para seguir Dong passa a realizar uma nova reunião da mesa do Senhor na cidade, em aberta divisão com a igreja local existente.

Rejeição à comunhão com os cooperadores

Conclusão

A carta apresenta um quadro claro de calúnia, divisão, duplicidade e desrespeito à comunhão, com impacto espiritual e emocional sobre os santos e responsáveis locais. Dong e seus cooperadores causaram rompimento da unidade, confusão entre os santos e dano à igreja em Chiclayo.

Problemas causados pela obra de Dong Yu Lan no Paraguai - 2004/2005

Fonte: https://afaithfulwitness.org/portuguese/reports/Paraguay%20-%20Asuncion.pdf

As igrejas no Paraguai foram estabelecidas nos anos 1980 por meio do ministério de Witness Lee, com envio do cooperador Lee-Daw Jieung. A obra de Dong nunca teve base legítima na região, mas mesmo assim passou a atuar paralelamente.

A partir de então, os cooperadores ligados a Dong passaram a agir sem comunhão, plantando igrejas e mesas paralelas em localidades onde já havia igrejas existentes

A carta denuncia essas atitudes como contrárias ao princípio da localidade e afirma que causaram grande dor aos irmãos e “entristeceram o Espírito Santo”.

Conclusão da carta

Os irmãos reafirmam o desejo de permanecer firmes na comunhão com todas as igrejas da restauração do Senhor e declaram que desejam lidar com a situação com sabedoria, dependendo do Senhor.

Carta de 21 Cooperadores a Dong Yu Lan em 2005

Fonte: https://afaithfulwitness.org/portuguese/documents/2005-06-04%20Co-workers%20letter%20to%20Brother%20Dong.pdf

Em 4 de junho de 2005, 21 cooperadores da restauraçãodo Senhor escreveram uma carta a Dong Yu Lan por causa de crescentes desvios que já estavam causando prejuízo visível à unidade da igreja em diversas regiões. Mesmo antes da Carta de Comunhão e Advertência de 2009, já havia grande preocupação com:

O objetivo da carta foi:

Ao invés de acolher a comunhão expressa na carta, Dong Yu Lan aprofundou ainda mais sua atuação isolada, ampliando o dano e seu alcance por diversas regiões.

Problemas causados pela obra de Dong Yu Lan no Chile, conforme carta escrita pelas igrejas do Sul do Chile - 2006/2007

Fonte: https://afaithfulwitness.org/portuguese/reports/Chile.pdf

Desvios e adulterações do ministério

As igrejas no Sul do Chile tiveram início em 1978 por meio da influência direta dos escritos de Watchman Nee e Witness Lee. Embora Dong Yu Lan e seus cooperadores inicialmente aparentassem unidade no ensinamento e na prática em relação a esse ministério, com o tempo passaram a promover uma obra de caráter significativamente distinto, distanciando-se dos ensinos de Watchman Nee e Witness Lee — especialmente no que diz respeito:

Dong Yu Lan e seus cooperadores afirmaram que os cooperadores nos EUA só têm o ministério judicial, enquanto Dong teria o “ministério orgânico”, como o apóstolo João.

Em conferência no Brasil, ensina-se que Paulo teve apenas um ministério judicial — depreciando seu papel bíblico.

Construção de autoridade centralizada e exclusivista

Perseguição, abusos e tentativa de controle

Separação e desprezo pelas igrejas locais

Obreiros da obra de Dong:

Ameaças espirituais e exclusividade do ministério

Frases e doutrinas usadas:

Declaração final

As igrejas no sul do Chile declaram que:

Problemas causados pela obra de Dong Yu Lan em Portugal – 1995 a 2007

Fonte: https://afaithfulwitness.org/portuguese/reports/Portugal.pdf

Início da Igreja Vila Nova de Gaia e visita ao Brasil

  • Começo da leitura dos livros de Watchman Nee iniciada em 1988.
  • Visão da igreja recebida e início das reuniões em 1994, sem, contudo, conhecer qualquer outra igreja local.
  • Contato com a Editora Árvore da Vida e visita ao Brasil em 1995.
  • No Brasil, José Belmiro foi recebido com frieza, ouviu pouco sobre Witness Lee e muito sobre Dong Yu Lan.
  • Percebeu um comportamento brasileiro de centralidade — como se o Brasil fosse o “centro” da restauração.

Omissão e Manipulação de Informações

  • Em 1997, José escreve a Pedro Dong perguntando sobre igrejas na Europa, mas não obtém resposta.
  • Mais tarde, Pedro o convida para uma viagem — convite recusado ao perceber a intenção política por trás.

Descoberta e Comunhão com Igrejas da Europa

  • No início de 1998, José conhece os irmãos de Málaga, Espanha.
  • Participa de conferência com Joe Davis e outros cooperadores europeus.
  • A partir daí, a igreja em Gaia passa a desfrutar da comunhão com as igrejas da Europa.

Manipulação e Centralização Brasileira

  • Mesmo após a comunhão com a Europa, os obreiros brasileiros continuaram a visitar Portugal:
    • Agiam com superioridade institucional;
      Enalteciam apenas a obra brasileira e Dong Yu Lan;
      Difamavam os EUA e os cooperadores globais;
      Ignoravam ou desdenhavam da comunhão europeia.
  • Manipulavam os santos, promovendo ou rejeitando irmãos conforme interesses.
  • Prejudicaram o testemunho nas igrejas em Gaia, São João da Madeira e Porto.

Imposição Doutrinária e Rejeição das Publicações

  • Tentaram introduzir os livros de Dong Yu Lan em Portugal.
  • José Belmiro solicitou comunhão prévia com Joe Davis.
  • O “Alimento Diário” foi usado por um tempo, mas em 1998 foi rejeitado por ter um “sabor diferente” do ministério dos irmãos Nee e Lee.

Retorno Brasileiro e Obra Paralela

  • Em 2006, os obreiros brasileiros voltaram a Portugal, mas ignoraram a igreja em Gaia.
  • Iniciaram uma obra própria em Lisboa, com centro de treinamento.
  • Também atuaram em São João da Madeira e Aveiro.
  • Passaram a ensinar que Dong Yu Lan é o legítimo sucessor de Witness Lee.

Conclusão

A carta evidencia um histórico preocupante de:

  • Postura institucional e exclusivista dos obreiros ligados a Dong Yu Lan;
  • Tentativas de dominação doutrinária e territorial em solo europeu;
  • Desprezo pela comunhão com igrejas locais e cooperadores legítimos;
  • Estabelecimento de uma obra paralela à margem do Corpo de Cristo.

Problemas causados pela obra de Dong Yu Lan na Flórida (EUA) – 1999 a 2007

Fonte 1: https://afaithfulwitness.org/portuguese/reports/Florida%20-%20Boca%20Raton.pdf

Fonte 2: https://afaithfulwitness.org/portuguese/reports/Florida%20-%20Miami.pdf

Início da Atuação Brasileira

  • Março de 1999: chegada de duas famílias brasileiras aos EUA; Emerson Dias da Silva permanece em Miami.
  • Nos primeiros anos:
    • Visitas frequentes de Solomon Ma;
      Tentativas de introdução do Alimento Diário e materiais infantis da literatura de Dong Yu Lan na igreja em Miami;
      Rejeição firme por parte da liderança local, que permanece fiel ao ministério dos irmãos Watchman Nee e Witness Lee.

Rejeição da Comunhão e Formação de Obra Paralela

  • Emerson muda-se para Weston e depois para Boca Raton.
  • Deixa de se reunir com a igreja em Miami e passa a atuar com Cezar Menegucci, promovendo a obra brasileira sem comunhão local.
  • Planejam:
    • Conferência paralela em Boca Raton no mesmo período da conferência oficial de Boston (Ação de Graças);
      Criação de um centro de treinamento vinculado a Dong Yu Lan;
      Envio de jovens obreiros do Brasil para levantar “igrejas” independentes, com apoio de Gustavo, Cezar e Emerson.

Formação de Segunda Mesa do Senhor

  • Outubro–novembro de 2007: segunda mesa do Senhor é iniciada na casa de Emerson Dias em Boca Raton (com apoio de Hélcio Almeida).
  • Embora tenha ocorrido apenas uma vez, foi um ato premeditado e sabidamente divisivo — a igreja local já existia desde os anos 1990.

Expansão da Obra Paralela

  • A obra independente também ocorre em:
    • Stuart;
      Port St. Lucie;
      Deerfield Beach — sob a liderança de Emerson e Cezar.
  • Grupos passam a se autodenominar “igreja em Stuart”, etc., sem comunhão com as igrejas legítimas da região.
  • Recrutamento de irmãos e irmãs em:
    • Orlando — três casais;
    • Miami — jovens levados para servir em Boston sem comunhão local.

    Calúnias e Manipulação

    • Para justificar sua obra divisiva, espalham:
      • Boatos de que a igreja em Boca Raton entregaria brasileiros à imigração — mentira total;
        Difamações contra Levi Salvador, afirmando falsamente que ele participa da igreja legítima apenas por interesse financeiro.

    Conclusão das Igrejas em Miami e Boca Raton

    As cartas das igrejas apontam que:

    • A obra de Dong Yu Lan na Flórida é competitiva, sectária e desonesta;
    • Está sendo conduzida sem comunhão com as igrejas legítimas da região;
    • Os resultados visíveis são confusão, divisão, boatos e prejuízo ao testemunho do Corpo de Cristo.

    Problemas causados pela obra de Dong Yu Lan e seus cooperadores no México, conforme carta datada de janeiro de 2009

    Fonte: https://afaithfulwitness.org/portuguese/warnings/Mexico%20-%20Warning%20Letter.pdf

    Desvio doutrinário e herético

    Formação de obra paralela e isolada

    Casos e datas específicas

    Práticas sectárias e exclusivistas

    Advertência final

    Essa carta declara que, mesmo em cidades sem igreja, a obra de Dong é divisiva por natureza. Com base em Romanos 16:17 e Tito 3:10, os irmãos exortam:

    “Evitem aqueles que causam divisões e escândalos...” – Romanos 16:17

    Problemas causados pela obra de Dong Yu Lan e seus cooperadores na Espanha, conforme carta datada em 08/02/2009

    Fonte: https://afaithfulwitness.org/portuguese/warnings/Spain.pdf

    Obra divisiva e enganosa

    Falar ofensivo e doutrina sectária

    Estabelecimento de mesas paralelas

    Expansão organizada e isolada

    Doutrina exclusivista e sistema de erro

    Advertência final

    Os cooperadores na Espanha alertam que:

    Problemas causados pela obra de Dong Yu Lan e seus cooperadores na América Central e Caribe, conforme carta datada em 15 de março de 2009

    Fonte: https://afaithfulwitness.org/portuguese/warnings/Central%20America%20and%20the%20Caribbean.pdf

    Desde os anos 1980, obreiros ligados a Dong introduziram suas publicações na América Central e Porto Rico, apesar da oposição.

    1986: Witness Lee declarou “inconveniente” essa distribuição.

    Dong continuou promovendo suas publicações como se fosse exceção à comunhão da restauração, ignorando advertências repetidas.

    Meados dos anos 1990: Tentativa coordenada de espalhar a literatura de Dong na região causou confusão nas igrejas.

    23 de março de 1997: Dong e cooperadores enviam uma carta rude e acusatória às igrejas de língua espanhola nas Américas.

    1º de agosto de 1997: Publicada carta conjunta de cooperadores dos EUA, Brasil e Taiwan:

    1998: Envio de obreiros à Costa Rica e Honduras.

    Início dos anos 2000: Em conferência em El Salvador, Aníbal Arancibia monta mesa de livros de Dong sem comunicar os responsáveis locais.

    Foi advertido e impedido de continuar.

    Desde meados de 2007: Obreiros de Dong reiniciam ofensiva na região:

    14 de outubro de 2007 – London, Canadá:

    16 de novembro de 2008 – São Paulo:

    Doutrina Perigosa: Crescimento como base

    Dong ensina que, se uma igreja não cresce ("não põe ovos"), perde sua base local.

    Isso substitui o fundamento bíblico da posição pela produtividade como critério, justificando levantar igrejas paralelas onde já existem outras.

    Práticas nocivas e divisivas

    Conclusão

    O ministério de Dong é descrito como centrado em si mesmo, competitivo e antagônico à restauração universal e ao Corpo de Cristo.

    A carta alerta que, se a obra de Dong penetrar na região, trará divisão e dano — como já ocorreu em outras partes do mundo.

    Problemas causados pela obra de Dong Yu Lan e seus cooperadores no Canadá, conforme carta datada em 17 de março de 2009

    Fonte: https://afaithfulwitness.org/portuguese/warnings/Canada.pdf

    Dong Yu Lan introduziu ensinamentos distintos da economia neotestamentária de Deus, o que, segundo 1Tm 1:3 e 6:3, é danoso à edificação do Corpo e causa divisão.

    Ele passou a desqualificar os ministérios bíblicos:

    Essa doutrina é usada para exaltar seu ministério e atrair discípulos para si, conforme o alerta de Atos 20:30.

    Dong promove interpretação errada e enganosa de Apocalipse 12, já advertida por cooperadores em novembro de 2007, mas continua propagando-a como base para sua expansão.

    Outros conteúdos controversos incluem:

    Desenvolvimento da Obra no Canadá

    Desde 1985, Dong cultivou relacionamento com irmãos em London (Ontário) e passou a realizar conferências ali com frequência.

    Obreiros seus estabeleceram:

    Em 2007, Dong exaltou London como seu centro exclusivo na América do Norte para propagar sua obra.

    David Wang e cooperadores locais buscaram expandir também para a América Central.

    Divisão e Dano Concreto

    Em London, muitas famílias deixaram a restauração por causa de:

    Condutas Específicas e Reações

    Advertência Final

    Os irmãos concluem que:

    Problemas causados pela obra de Dong Yu Lan e seus cooperadores na Colômbia, conforme carta assinada em março de 2009

    Fonte: https://afaithfulwitness.org/portuguese/warnings/Colombia.pdf

    Ensinamentos Errôneos e Autoexaltadores

    Dong Yu Lan dissemina por toda a Colômbia sua “visão” de Apocalipse 12 como um mapa-múndi, exaltando seu próprio ministério como exclusivo e com “comissão divina única”.

    Dong alega que Witness Lee o colocou como responsável pelo mundo latino — uma alegação desmentida por citações diretas do irmão Lee:

    Obra Separatista e com Pretensões Territoriais

    Dong promove a ideia de “territórios ministeriais”, contrariando o princípio do Corpo de Cristo, que requer uma obra única e livre em toda a terra.

    Alega falsamente que Witness Lee proibiu outros cooperadores de atuarem na América Latina. Seus ensinos visam exaltar sua própria obra e desacreditar a obra geral da restauração, resultando em divisão em vários países.

    Divisões e Atitudes Exclusivistas

    Essas cartas de exclusão foram emitidas com base em motivos exagerados ou inventados, como uso do PSRM ou participação em conferências legítimas da restauração.

    Obra Rival e Domínio Pessoal

    Embora acuse outros de ambição, Dong demonstra desejo de construir uma esfera isolada e controlada de influência.

    Sua obra opera como uma estrutura rival, sem comunhão com cooperadores e igrejas locais, e sem compromisso com a unidade do Corpo.

    Advertência Final

    A obra de Dong é identificada como:

    Recomendações finais:

    Problemas causados pela obra de Dong Yu Lan e seus cooperadores na Alemanha, Suíça e Itália, conforme carta datada em 02/04/2009

    Fonte: https://afaithfulwitness.org/portuguese/warnings/Germany,%20Switzerland,%20and%20Italy.pdf

    Obra Independente e Sectária

    A obra de Dong Yu Lan na Europa tem sido conduzida de forma independente da comunhão entre igrejas, formando grupos isolados com base na lealdade à sua obra, e não na unidade do Corpo.

    Apesar de convites frequentes, seus obreiros recusaram participar de conferências e da coordenação com os cooperadores europeus.

    Casos Específicos na Alemanha e Suíça

    Conflito e Divisão em Lörrach, Alemanha

    Mesmo após prometer que cessaria as reuniões, Solomon Ma e outros continuaram com atividades independentes.

    Lörrach tornou-se centro da obra de Dong na Alemanha, sem participação na comunhão geral, mantendo práticas e sabor distintos.

    Obra Independente e Oculta na Itália

    A obra na Itália é conduzida de forma oculta, à margem das igrejas, e gera confusão entre os santos.

    Obra Dissimulada e sem Comunhão

    Outubro de 2006 – Londres: Solomon Ma e João Antonelli se reúnem com Joe Davis e outros cooperadores:

    Mesmo após novos convites, Solomon e João seguem com a obra independente, promovendo o isolamento e rompendo a circulação de vida entre as igrejas.

    Advertência e Consequências

    O documento conclui que a obra de Dong na Europa é:

    Recomendações:

    Problemas causados pela obra de Dong Yu Lan e seus cooperadores na África do Sul, conforme carta datada em 10/05/2009

    Fonte: https://afaithfulwitness.org/portuguese/warnings/South%20Africa%20-%20Warning%20Letter.pdf

    Ensinamentos Errôneos e Fantasiosos

    Obreiros da obra de Dong propagaram doutrinas estranhas e não bíblicas, como:

    Divisão por Mesas do Senhor Paralelas

    Joanesburgo

    Roodepoort

    Outras Localidades Atingidas

    Pretória

    Zâmbia

    Estrutura Paralela e Expansionista

    Foi criado um Centro de Treinamento Permanente (GPP) em Joanesburgo, além de treinamentos em outros países sem comunhão com igrejas locais.

    Toda essa atividade foi feita sem nenhuma coordenação com igrejas ou cooperadores existentes.

    Advertência Final

    Após anos de paciência e tentativas de comunhão, os responsáveis nas igrejas declaram que a obra de Dong é:

    Recomendações:

    Conclusão desta página

    Diante do vasto conjunto de desvios doutrinários, práticas divisivas e rejeição persistente à comunhão, ficou evidente que a atuação de Dong Yu Lan e seus cooperadores representava uma ameaça concreta à unidade, à verdade e ao testemunho do Corpo de Cristo.

    Os fatos apresentados deixam claro que a obra de Dong Yu Lan não foi apenas um desvio isolado, mas uma operação sistemática de divisão, manipulação e usurpação da liderança espiritual em diversas regiões do mundo. Seus ensinos distorcidos, sua rejeição aberta ao ministério saudável e sua conduta sectária comprometeram gravemente o testemunho do Corpo de Cristo. Diante disso, a Carta de Comunhão e Advertência de 2009 tornou-se um imperativo espiritual — uma resposta corajosa e necessária para proteger as igrejas, preservar a verdade apostólica e denunciar, de forma pública e inequívoca, uma obra que há muito havia se afastado dos princípios da restauração do Senhor.

    Ressaltamos que os documentos aqui citados representam apenas uma parte do acervo disponível no site Uma Testemunha Fiel. Há ainda mais registros, exposições e testemunhos que corroboram e aprofundam os fatos apresentados nesta página — e que reforçam, de forma incontestável, a gravidade da situação que levou à publicação da Carta de Comunhão e Advertência de 2009.


      Próxima Seção: A Carta de Comunhão e Advertência 2009